Concebida como uma escultura comunitária, Bárbara de Cocais (#EC1) é uma obra de longa duração que tem a formação humana como questão primordial. O cinema é seu meio de encanto para mobilizar aprendizagens e compartilhar saberes. A arte do cuidar é seu propósito.
Além de promover um festival com palestras, oficinas e Creche Parental Pública, a obra Bárbara de Cocais envolve ações de pesquisa, visitas, conversas e uma mostra itinerante de cinema, gerando encontros entre sensibilidades.
Oficina Saberes da Terra No dia 25 de junho de 2024, os agricultores Mateus da Rocha e Augusta Rocha conduziram, no sítio Recanto Filhos da Terra, em Barro Branco, distrito de Santa Bárbara, a oficina Saberes da Terra – ação que integra o projeto Bárbara de Cocais. Ao longo de uma manhã de muita conversa, atividades coletivas e aprendizado mútuo, a oficina contou com a presença de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Santa Bárbara, que tiveram acesso a práticas e saberes relacionados ao cultivo dos produtos agroecológicos que diariamente são servidos em muitas escolas do município.
Mostra Itinerante de Cinema (1ª sessão) Também no dia 25 de junho de 2024, o sítio Recanto Filhos da Terra recebeu a primeira sessão da Mostra Itinerante de Cinema, realizada pelo projeto Bárbara de Cocais. Utilizando materiais disponíveis no próprio sítio, a montagem da sala de cinema contou com a ajuda dos agricultores da região. Em uma noite aquecida por caldos especialmente preparados pela dona Genoveva, cerca de 40 pessoas – moradoras e moradores da região, com diferentes idades – acompanharam a exibição de curtas e médias-metragens, como “Da janela do meu quarto” (2004), de Cao Guimarães e “Aguyjevete Axav’i” (2023), de Kerexu Martim.
Encontros pedagógicos No dia 30 de junho de 2024, o projeto promoveu na Praça Monsenhor Horta, em Barão de Cocais, um Encontro Pedagógico entre a artista Graziela Kunsch, que veio a Minas Gerais a convite do projeto, o arquiteto Tande Campos, mães da cidade e um grupo de profissionais do Núcleo Infantil Recanto Feliz, que atende a dezenas de bebês e crianças da região. Durante o encontro, organizado como um piquenique no centro da praça, Graziela e Tande conduziram uma conversa sobre a Creche Parental Pública, que em agosto de 2024 será instalada no pátio do Santuário de São João Batista, como parte da programação do Festival Bárbara de Cocais.
Gravação de mini documentário Nos dias 13 e 14 de julho de 2024, o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, localizado em Cocais, distrito de Barão de Cocais, recebeu a equipe do projeto Bárbara de Cocais para a gravação de uma série de entrevistas que vão resultar em um mini documentário sobre a mobilização comunitária para a preservação desse importante patrimônio da região, destacando nomes como José Diniz e Maria Andrelina dos Reis.
Mostra Itinerante de Cinema (2ª sessão) No dia 14 de julho, também no Sítio da Pedra Pintada, aconteceu a segunda sessão da Mostra Itinerante de Cinema, reunindo diferentes gerações de famílias que há décadas se dedicam ao cuidado da Pedra Pintada. Em meio a um encontro recheado de memórias e afetos, cerca de 30 pessoas acompanharam a exibição dos filmes “Disk Quilombola” (2012), de David Reeks e Renata Meirelles, e “Nego Bispo: Trajetórias” (2024), de Murilo Alvesso.